Dra. Paula Presti Popoutchi
Endocrinologista Pediátrica

Diabetes Mellitus tipo 1

O Diabetes Mellitus tipo 1 é uma das doenças crônicas mais prevalentes da infância, sendo que aproximadamente 20 em cada 100.000 crianças e adolescentes podem desenvolver a doença a cada ano. Além de ser uma doença que pode causar importantes complicações tanto a curto quanto a longo prazo, a sua presença impõe difíceis mudanças no estilo de vida do paciente e de toda a sua família, dificultando ainda mais o seu tratamento.

Dessa forma, o ponto chave para o controle adequado da doença é desenvolver um intensivo PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM DIABETES, junto ao paciente a à sua família, o qual deve ser iniciado o mais precocemente possível. Essa é uma das principais ferramentas para o processo de conscientização e de aceitação da doença, de forma a facilitar a convivência com a mesma e com as adversidades relacionadas a ela no seu dia a dia.

O principal desafio é fazer com que tanto a família quanto a criança enfrentem a doença da maneira mais consciente possível, a fim de entender que é uma doença que não tem cura e que, por ser crônica, exige cuidados intensivos e para sempre. Além disso, é fundamental alinharmos todos os recursos científicos disponíveis e a modernidade associada ao diabetes a esse processo de aceitação e conscientização, para que o paciente diabético ganhe qualidade de vida e não se sinta restringido pela sua doença, assumindo uma vida normal perante aos seus semelhantes.

É importante, portanto, que ocorra a DESMISTIFICAÇÃO DA DOENÇA, o incentivo à busca de informações, a compreensão dos recursos disponíveis e o incentivo ao apoio incondicional à criança portadora dessa doença, para que ela se sinta segura e se envolva integralmente no cuidado da sua saúde. Só assim teremos um bom controle da doença e promoveremos, ao paciente diabético, uma vida mais próxima da normal possível.