Dra. Rina Maria Porta
Cirurgiã Vascular da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular )

Feridas precisam de atenção
e tratamento adequado

Um velho ditado popular diz que o tempo cura tudo. Mas nem sempre isso é verdade, talvez cure “ feridas do coração “mas não feridas do corpo. Para algumas feridas, a falta de um tratamento adequado pode provocar meses ou até anos de sofrimento. Infelizmente essa situação é bastante frequente na vida de milhares de brasileiros, que por falta de informação e desconhecimento.

As feridas complexas tem origens e causas diferentes.. Necessitam ser analisadas individualmente para que sejam tratadas mais adequadamente pelos   profissionais de saúde.

Uma das feridas complexa muito frequente é o pé diabético, que atinge 2% dos brasileiros  com diabetes por ano, isto é cerca de 280 mil pessoas. Principalmente nos hospitais públicos dos países em desenvolvimento, sabe-se que uma grande proporção dos leitos em emergências e enfermarias, são ocupados por pacientes diabéticos com úlceras nos pés .O tratamento tardio das úlceras nos pés corresponde, atualmente, por 40% a 70% do número de amputações não traumáticas de membros inferiores realizadas no país .O aspecto mutilador desta complicação é um problema de saúde relevante pelo impacto socioeconômico global resultante: a cada minuto, ocorrem duas amputações em todo o mundo decorrentes do DM, conforme cálculo do International Working GroupontheDiabeticFoot(IWGDF),em 2011.

No entanto, a falta de cuidado adequado das feridas não só nos pacientes diabéticos, pode ocasionar muitas vezes além de mutilações, problemas mais graves ocasionando até a morte.

 A gravidade e complexidade deste problema motivaram a união e ação em conjunto, de sete entidades médicas, de enfermagem e de pacientes na primeira campanha nacional de conscientização sobre prevenção e tratamento das feridas complexas, com o tema “O tempo não cicatriza. Para feridas no corpo o tratamento adequado é o melhor remédio”, Além da prevenção e do controle das doenças que podem originar uma ferida complexa, a campanha pretende conscientizar a população sobre a importância da busca por um tratamento apropriado, o mais rápido possível, para evitar que a situação provoque prejuízos á saúde e na qualidade de vida dos pacientes.. Não podemos deixar de ressaltar a importância da atuação do profissional da saúde para avaliar e identificar o tratamento mais adequado entre as opções terapêuticas disponíveis.

Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.otemponaocicatriza.com.br