Dr. Alexandre Godoy
-Ortopedista especialista em pé diabético

Pacientes que convivem com diabetes precisam ter atenção diária com o cuidado dos pés, especialmente aqueles pacientes que apresentam neuropatia diabética pois perdem parte da sensibilidade nas extremidades.

Soma-se a isso, o fato das altas taxas de glicose no sangue diminuir a capacidade do organismo de combater uma eventual infecção e de cicatrizar um ferimento.

Nesse sentido para manter os pés saudáveis, seguem algumas orientações.

#   Use calçados com característica adequadas para minimizar riscos de lesões.

# Estabeleça o Autocuidado como parte da sua rotina, assim como escovar os dentes, tomar banho e se alimentar.

Palpe e observe seus pés diariamente, de maneira completa, isto é, a planta do pé toda, o peito do pé todo e a região do tornozelo; procure por mudanças como regiões avermelhadas, cortes, hematomas, inchaços ou deformidades do pé e dos dedos do pé. Caso tenha qualquer dificuldade para realizar esse auto-exame simples, peça ajuda de alguém da família.

A qualquer sinal de mudança ou sintoma na região procure seu médico especialista em Tornozelo e pé.

# Controle a taxa de glicose sanguinea

A manutenção dos níveis de glicose dentro do recomendado pelo seu médico endocrinologista. A American Diabetes Association recomenda que o nível de glicose no sangue não ultrapasse 130mg/dl em jejum e antes das refeições e fique abaixo de 180 mg/dl após duas horas depois das refeições.

Para tanto siga as recomendações de dieta e o uso das medicações, doses e horários corretos.